Arquitetura e a Geração Millennium

0
396

A arquitetura vem se modificando a cada geração e tendo que se adaptar para o público da atualidade, isso reflete na arquitetura dos prédios e casas que se convertem com a personalidade dos consumidores. Saiba tudo sobre a Arquitetura e a geração Millennium.

A geração millennium nasceu nos anos 80 e 90 e possui uma grande conexão com a internet, cresceram com inclusão digital e muita informação, usufruindo dela em tempo integral. Com esses novos costumes vem interferindo também o local de trabalho e residências, estes novos espaços possuem ambientes descontraídos e reduzidos.

Ambiente de Trabalho

O ambiente de trabalho, antes um local severo e com poucas interações entre os funcionários, vem se tornando pouco convencional. A nova geração abre espaços de trabalho com a colaboração entre os colegas, havendo compartilhamento de ideias e informações entre os funcionários. Um relatório da Deloitte reporta que economizou 43 minutos por mês na produtividade da sua empresa, ao instituir ferramentas de espaço de trabalho aprimoradas.

Mobília

Nos projetos corporativos, a mobília tem que facilitar o trabalho e prevenir futuros danos a saúde dos funcionários, contando com cadeiras reguláveis que oferecem liberdade de movimento, utilizando o plug-and-play por exemplo. Os assentos e bancos modulares que podem ser ajustados tanto para atividades em grupo quanto para as mais restritas, divisórias e móveis que separam os espaços são alguns dos exemplos de como o mobiliário de escritório inteligente aumenta a produtividade.

Conforto

A dica é investir em um ambiente acústico, um local com muitos ruídos interfere na concentração, para amenizar é comum o uso de forros especiais, carpetes sobre pisos elevados e tapetes também auxiliam no isolamento acústico. A temperatura do ambiente também tem que estar confortável. Para isso a arquitetura oferece vários recursos, alguns deles são: instalação de anteparos reguláveis (brises) nas janelas para controlar a incidência solar, instalação de sistema de ar condicionado com controles individualizados.

Ambiente

Uma pesquisa realizada pela Cisco aponta que, mais de 60% dos colaboradores mundiais usam laptop, tablet ou smartphone nos escritórios, a dica é investir em ambientes descontraídos, com locais que promovam a integração entre as equipes, trocas de ideias e diminuição de estresse. Salão de jogos, sala de massagem ou jardins, são alguns exemplos.

Cores

As cores exercem uma grande influência psicológica sobre o comportamento, por isso o uso de determinadas cores em áreas de trabalho pode ajudar a criar atmosferas diferenciadas e aumentar a produtividade. Cores neutras criam um ambiente mais calmo, cores mais intensas são usadas em locais para estimular a criatividade e as cores com tons mais escuros transmitem aparência de seriedade e confiabilidade.

Vegetação

Um estudo realizado pela Universidade de Melbourne comprovou que admirar a natureza por 40 segundos relaxa a mente e aumenta a produtividade, se não for possível ter um jardim dentro do escritório, invista em vasos de plantas ou flores no ambiente.

Tecnologia

Os milllenium querem espaços de trabalho abertos para a colaboração entre os colegas, investindo em espaços descontraídos, mas proporcionando ambiente para concentração.  Pontos de acessos a rede WIFI permitem disposições de mobiliário mais livres e uma maior interação entre os funcionários.

Residências

A geração millenium não tem preocupações em adquirir carro ou começar uma família, essa nova geração também possui um espírito autônomo como trabalho freelance.

Para compras ou locação, um dos critérios mais usados é a localização, quanto mais perto dos centros comerciais mais as chances do acordo ser fechado, pois há uma maior preocupação com o tempo e o percurso.

Com a diminuição do tamanho da família, as casas passaram a ter características de espaços compactos com boa distribuições entre os cômodos. Deve-se investir também em ambientes com tecnologia avançada, espaços de lazer e serviços de lavanderia coletiva.

Fonte:

http://aempreendedora.com.br/como-a-arquitetura-pode-aumentar-a-produtividade-nos-escritorios-corporativos/  

http://www.ingaia.com.br/o-que-os-millennials-procuram-em-um-imovel/

Comentários

Comente