Campinas Decor 2008 revitalizou a Estação Guanabara

0
395
Estação Guanabara

Campinas Decor 2008 revitalizou a Estação Guanabara. A edição de 2008 do Campinas Decor, principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo em Campinas e região, ocorreu na Estação Guanabara, patrimônio histórico da cidade, construído entre os anos de 1883 e 1915. É a primeira vez que o evento acorreu em um imóvel tombado. O local possui uma área de 2,7 mil metros quadrados, divididos em 53 ambientes externos e internos, e contou com o trabalho de 82 profissionais entre arquitetos, decoradores e paisagistas. Os investimentos foram em torno de R$ 4 milhões.

Os profissionais ficaram responsáveis pela restauração da fachada, conservação do prédio onde funcionava a administração da estação e recuperação da gare metálica inglesa.

Estação Guanabara

A Estação Guanabara foi inaugurada em março de 1893 e atendeu a várias linhas ferroviárias da região de Campinas, como a Sorocabana, a Funilense (trecho de Pádua Salles) e a de Mairinque. Além do transporte de mercadorias, principalmente o café, a estação foi também um importante ponto de embarque e desembarque de passageiros.

Atualmente, o conjunto arquitetônico da Estação Guanabara, formado pelos prédios do Armazém do Café, administração e a gare metálica é de responsabilidade da Unicamp. O prédio do armazém já foi restaurado e abriga o Centro Cultural de Inclusão e Integração Social. No local são oferecidos eventos culturais com oficinas e cursos de capacitação ligados à área cultural e inclusão digital. Com a recuperação do prédio da administração e da gare metálica pela mostra, o imóvel será devolvido à universidade que irá ampliar as atividades do projeto social.

A mostra apresentou ambientes diferenciados e não contou a história de uma família fictícia como nos anos anteriores. Alguns espaços foram remetidos ao cenário de uma estação ferroviária. A plataforma na qual chegavam e partiam os trens, por exemplo, foi dividida em Plataforma de Boas Vindas, da Degustação, das Festas, da Contemplação e do Bem-Estar.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Comente