Campinas Decor 2016 revitalizou o Palácio De Cristal

0
374
Palácio de Cristal

Campinas Decor 2016 revitalizou o Palácio De Cristal na 21 edição. A principal mostra de arquitetura, decoração e paisagismo em Campinas e região, restaurou o Palácio de Cristal, localizado no Lago do Café. Organizadores e expositores recuperaram o imóvel assinado pelo arquiteto Roberto José Goulart Tibau, em 19714, erguida na época para receber o Instituto Brasileiro do Café, a construção abrigava até o início deste ano o Arquivo Municipal de Campinas.

A realização do evento no parque foi viabilizada devido a um termo de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Secretaria Municipal de Cultura. O termo tem como objetivo a cooperação entre o governo municipal e a iniciativa privada para a conservação do prédio. A construção histórica abrigou 52 ambientes internos e externos, preparados por 73 dos mais renomados profissionais do setor.

O prédio projetado por Tibau possui forte influência do estilo do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, pela predominância do concreto aparente, tirando partido da robustez e vigor que o emprego do material viabiliza. A obra em escala monumental se funda no jogo entre o vidro e as possibilidades escultóricas do concreto armado.

No total, foram investidos cerca de R$ 7 milhões na preparação da mostra, divididos entre a organização, expositores, patrocinadores e fornecedores

Na opinião das organizadoras, Stella Pastana Tozo e Sueli Cardoso, devido à amplitude dos espaços, suntuosidade e beleza do prédio, a edição 2016 foi marcante.

“A belíssima construção foi um estímulo à criatividade dos expositores, que se superaram e criaram ambientes surpreendentes”, afirma Sueli. Complementando que à arquitetura do prédio se adequou perfeitamente com o paisagismo já existente no local.
Sua sócia, Stella, acrescenta a importância da parceria com a prefeitura. “Ajudar a conservar e recuperar um patrimônio público dá um significado a mais ao nosso evento, pois acabamos beneficiando a cidade e a população como um todo.”

Além da organização e dos arquitetos, decoradores e paisagistas que participam do evento como expositores, o trabalho de conservação do prédio e preparação da mostra envolveu um verdadeiro exército de profissionais, como pedreiros, pintores, marceneiros, eletricistas, entre outros. No total, a mostra gerou cerca de 1.500 empregos durante a fase de preparação e outros 100 durante seu funcionamento.

Os excelentes resultados obtidos ao longo dos anos, trouxeram a parceria e a obtenção de patrocínio junto a grandes empresas. Em 2016, o time de patrocinadores é formado por Weiku do Brasil (janelas e portas em PVC), Decorbanho (com as marcas Deca, Mekal e Doka Bath Works), HunterDouglas (cortinas e persianas), MaxHaus Campinas, Ateliê Revestimentos e Grupo Sempre. Também foram assinados contratos de apoio com a Controllar Automação Predial, Oficina do Estudante, EBES – Energia Elétrica Solar, 3M, Tecprag e CPFL. A Campinas Decor 2016 contou ainda com apoio técnico da Lattaro Engenharia.

Comentários

Comente