Cor Pantone – Moda e Decoração by Mondo Moda

0
659

Como todos sabem, a cor Pantone 2018 é o Ultra Violet (18-3838). Místico, é um tom ligado a energia cósmica, ao espiritual, ao mistério e a realeza. No passado, ganhou status de raro e nobre pela dificuldade em obter a tintura apropriada.

Leonardo da Vinci afirmava: “O poder da meditação pode ser dez vezes maior sob o efeito da luz violeta, que incide através do vidro colorido da janela de uma igreja tranquila”.

Violeta é a cor do chakra coronário – ou da coroa – que fica no alto e no centro da cabeça. Esse chakra comanda nosso pensamento e é a principal ligação com o cosmos, representando o ponto de recepção da energia e das mensagens espirituais. Ele atua no cérebro superior e no sistema nervoso.

Pessoas que preferem o violeta são em geral espiritualizadas, intuitivas e abertas às mudanças. São controladas, cautelosas e em paz consigo. Mas são muito exigentes, tem-se em alta conta e são individualistas.

É a cor da transmutação, sendo muito útil para as pessoas resistentes às mudanças do cotidiano. Além disso, transmuta as vibrações negativas em positivas, sendo muito usada para proteção e transmutação de energias quando em ambientes carregados.

Na decoração, ela trará uma atmosfera de requinte e sofisticação, além de elevar o padrão vibracional. No quarto de dormir, o violeta eleva a consciência, mas pode trazer sonhos regressivos e de cunho espiritual.

O uso de roupa violeta, em todos os seus tons, suaviza as preocupações, aumenta o poder de concentração e sugere autoridade. Traz uma ideia de paz e elevação espiritual. Além disso, transmuta as vibrações. Por isso use essa cor em ambientes ou com pessoas que podem ter uma vibração mais negativa.

Sobre o Pantone

Criada em 1962 em New Jersey, nos Estados Unidos, a empresa Pantone ficou conhecida por criar um sistema utilizado principalmente pela indústria gráfica para identificação, correspondência e comunicação de cores.

Isso foi importante, pois na tela do computador o sistema de cor é o RGB (Red, Green, Blue), enquanto o sistema de saídas de impressoras é o CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e Black), o que gerava grandes distorções de cores entre o que foi especificado e o que foi impresso.

Os milhares de tons – apresentados em leques – recebem numerações e são importantes para manter a integridade de reprodução destas em diferentes suportes. Foi uma forma de se regulamentar e evitar problemas com diferentes regulagens de impressoras, ploters e similares.

 

Confira as cores Pantone dos últimos 10 anos:

2017: Greenery

2016: Rose Quartz e Serenity

2015: Marrom Marsala

2014: Orquídea Radiante

2013: Verde Esmeralda

2012: Tangerine Tango

2011: Madressilva

2010: Turquesa

2009: Amarelo Mimosa

2008: Blue Iris

2007: Chilli Pepper

Matéria especial por: Jorge Marcelo Oliveira do Portal Mondo Moda

Primeiro Portal de Lifestyle de Campinas e Região Metropolitina, MONDO MODA (www.mondomoda.com.br) foi criado em 2007 pelo Jornalista e Produtor de Moda Jorge Marcelo Oliveira.

Comentários

Comente