Moda, Arquitetura e Decoração by Mondo Moda

0
715

Arquitetura, design e moda são campos complementares e com muitas semelhanças, entretanto o paralelismo entre esses universos é pouco desconhecido ou mal interpretado. A moda e arquitetura estão constantemente buscando novas abordagens, visões e experimentações. Tanto a moda quanto a arquitetura expressam ideias de identidade pessoal, social e cultural.

A arquitetura e a moda estão associadas antes mesmo do surgimento da terminologia “moda”, criada no início do Renascimento Europeu, em meados do século XV. Associadas com o design, elas se assemelham em seus processos criativos. As fronteiras entre essas artes e formas de linguagem, tendem a se fragmentar cada vez mais.

Arquitetura, moda e design são artes integradas e que caminham juntas em constante equilíbrio.

Assim como é essencial criar o novo para o futuro e recriar o passado para o presente, com sensações e percepções.

O conceito mais amplo do termo ‘moda’, conhecido no meio acadêmico é o de que moda significa o ethos (o conjunto de costumes, hábitos, crenças e traços comportamentais) que rege a sociedade moderna como um todo. Surgida a partir do século XIV, a moda é a busca permanente do novo, da diferenciação dos indivíduos e do descarte do que se considera ultrapassado, mesmo que a função do produto não se torne obsoleta. “É um jogo eterno de distinção e imitação”, definiu o filósofo Gilles Lipovetsky em livro ‘O Império do Efêmero’.

Existem muitos pontos de convergência entre as áreas de trabalho relacionadas ao design. A troca de ideias, conhecimentos e métodos entre estes campos é muito glorificado no panorama contemporâneo.

A leitura de um espaço urbano pode ser feita a partir do conjunto representado nas imagens das coisas que estão compondo a paisagem. Os três universos – arquitetura, design e moda – são geradores dessas imagens. A arquitetura, isoladamente, não pode construir esse ideal de urbanização e a moda tem criado atalhos para encontrar soluções para a adaptação ao meio. Pessoas modernas “habitam o próprio corpo”.

A moda e a arquitetura possuem o mesmo ponto de partida, que é o corpo humano. Ambas são capazes de proteger e abrigar, ao mesmo tempo em que fornecem meios para expressar identidade, seja pessoal, política, religiosa ou cultural. Ambas os universos podem expressar ideias de espaço, volume e movimento, além de possuírem práticas similares no modo como exploram os materiais, transformando superfícies planas bidimensionais em formas tridimensionais complexas.

Matéria especial por: Jorge Marcelo Oliveira do Portal Mondo Moda

Primeiro Portal de Lifestyle de Campinas e Região Metropolitina, MONDO MODA (www.mondomoda.com.br) foi criado em 2007 pelo Jornalista e Produtor de Moda Jorge Marcelo Oliveira.

Comentários

Comente