Por que Contratar um Arquiteto?

0
407

As leis no Brasil para reformar ou construir, exigem a contratação de um profissional responsável técnico pela obra, podendo ser ele arquiteto ou engenheiro.

É importante se atentar a contratação de um profissional desde a fase em que o projeto ainda está no papel, pois para dar início a construção é preciso a aprovação da prefeitura.

O arquiteto tem função fundamental desde a escolha do terreno até a fase final da construção, acompanhando todo o projeto para que o mesmo saia como o planejado.

Em pesquisa realizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Instituto Datafolha, é possível notar a resistência que o brasileiro tem em contratar um arquiteto.
Dos 54% que construíram ou reformaram, apenas 15% contrataram um profissional responsável pela obra.

Na hora de contratar um arquiteto

– Tenha em mente o que pretende fazer em seu projeto, é importante saber o foco para poder apresentar ao arquiteto suas ideias e preferências.

– Pesquise por arquitetos que tenham registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

– Faça orçamento com pelo menos 2 arquitetos.

– Visite projetos já finalizados do arquiteto que pretende contratar.

O profissional de arquitetura é responsável por todo o projeto de reforma ou construção.

O trabalho dele começa desde a avaliação do terreno para o início do projeto, passa pelo planejamento para pisos, azulejos, iluminação, instalações hidráulicas e elétricas, e continua com o gerenciamento da obra.

Na hora de contratar um arquiteto, você pode solicitar também um projeto para interiores e paisagismo, assim terá o mesmo profissional para executar o projeto do começo ao fim.

Principais problemas

– A falta de um arquiteto pode ocasionar problemas na obra e consequentemente afetar a segurança de todos que estão envolvidos.

– Uma construção sem planejamento adequado piora os espaços urbanos e perde sua funcionalidade.

– Em casos extremos a falta de um profissional pode causar acidentes graves no futuro, como desmoronamentos.

Ao contrário do que muitos pensam, contratar um arquiteto não sai tão caro quanto parece. Os custos de um arquiteto equivalem em média 10% do custo da obra.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/

Comentários

Comente

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here