Urbanismo Sustentável

0
634

Surgido na década de 1980, nos Estados Unidos, o urbanismo sustentável, tendo o seu nome original de Novo Urbanismo, busca conciliar a cidade com a natureza, melhorando a qualidade de vida e a diminuição dos impactos sociais na natureza. O grande desafio das dos centros e cidades é compatibilizar o atual crescimento acelerado com um urbanismo sustentável. Confira alguns projetos sustentáveis que são referência na atualidade.

Masdar
Localizada no sul de Abu Dhabi em Emirados Árabes Unidos, Masdar é conhecida como a cidade sem carbono, compensando a exploração de combustível fosseis que ocorre na região. Os edifícios são envoltos em painéis solares, e energia no vento também são capturados e os transporte são realizados através de energia solares.

Curitiba

A cidade de Curitiba, além de possuir Vias exclusiva de ônibus, também é conhecida pelo seu incentivo a reciclagem, onde a população pode trocar materiais recicláveis por passagens de ônibus, produtos HortiFruti, incentivando a reciclagem da cidade.

BRT- Lite

Em Lagos, na Nigéria, sendo o trânsito sem nenhum tipo de organização e com a limitação de se construir vias exclusivas para os ônibus, foi implantado o sistema “BRT-Lite’ proporcionando marcações sobre as pistas já existentes. O sistema Brt transporta 25% da população.

Fontes: http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/ecod-basico-urbanismo-sustentavel https://www.archdaily.com.br/br/01-115948/cinco-projetos-sustentaveis-recomendados-pela-onu

Comentários

Comente